domingo, 18 de maio de 2014

CONTABILIDADE E O ADMINISTRADOR DE EMPRESA

O Surgimento da contabilidade está ligado às primeiras manifestações sociais do homem de proteção e posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que dispôs para alcançar os fins propostos. Sua origem remete à necessidade de registros do comércio, há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios.
No período medieval, diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja. Mas é somente na Itália que surge o termo Contabilitá e é esse o primeiro país a fazer restrições à prática da contabilidade por indivíduo qualquer. O governo passou somente a reconhecer como contadores, pessoas devidamente qualificadas para o exercício da profissão. A importância da matéria aumentou com a intensificação do comércio internacional e com as guerras ocorridas séculos XVIII e XIX, que consagraram numerosas falências e a necessidade de se proceder à determinação das perdas e lucros entre credores e devedores. A ciência da contabilidade se confundia coma ciência da administração e o patrimônio se definia como um direito, segundo os postulados jurídicos. A situação mudou em torno de 1840, ano em que surgiu a obra “La contabilitá Applicatta alle Administrazioni Private e Pubbliche”. (A contabilidade Aplicada ás Administrações Privadas e públicas), da autoria de Francesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Essa obra abriu o denominado período científico da contabilidade.
No Brasil, a profissão só passou a ter razoável evolução em torno de 1945, data da publicação do decreto lei nº 9.295, que criou o conselho Federal de contabilidade e definiu, entre outras coisas, o perfil dos contabilistas. Contadores são graduados em cursos universitários de ciências contábeis e técnicos em contabilidade são aqueles provenientes das escolas técnicas comerciais e que apresentam, portanto, nível médio. Na época havia os guarda-livros, pessoas que, apesar de não apresentarem escolaridade formal em contabilidade, exerciam atividades de escrituração contábil.
A contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Ela alcança sua finalidade através do registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias à ação administrativa, bem como a seus titulares proprietários do patrimônio e demais pessoas com ele relacionadas, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcançar os seus fins.
Diversas técnicas são usadas pela contabilidade para que seus objetivos sejam atingidos:
A escrituração é uma forma própria desta ciência de registrar as ocorrências patrimoniais. As demonstrações contábeis são demonstrações expositivas para reunir os fatos de maneira a obter maiores informações. Análise de balanços é uma técnica que permite decompor, comparar e interpretar o conteúdo das demonstrações contábeis, fornecendo informações analíticas, cuja utilidade vai além do administrador.
Existe ainda uma dificuldade em classificar a contabilidade. Apesar de no geral ser considerada uma ciência social, assim como a economia e a administração, algumas vezes ela é chamada técnica ou arte. No entanto, independente de sua classificação. É esta técnica, arte ou ciência que adquire cada vez maior importância, dado o crescimento das corporações, entidades e empresas, que exige grande eficácia dos profissionais da contabilidade, para que sejam capazes de trabalhar a infinita gama de informações que são necessárias ao estudo e controle do patrimônio.
Profissional da Contabilidade são contadores e técnicos em contabilidade, os chamados contabilistas, são profissionais que lidam com a área financeira, econômica e patrimonial. São os responsáveis pelo planejamento, pela coordenação e pelo controle das contas e dos lançamentos de uma empresa, formando um quadro geral do patrimônio, dos fluxos de transações, de produção e de renda. Conferem ainda, os registros contábeis e cuidam do relacionamento com o poder público, principalmente no que concerne à área tributária. Esses profissionais podem atuar em vários ramos.
Nos dias atuais as empresas mais do que nunca necessitam se organizar, para se manter no mercado competitivo, mais do que isso, precisa ser altamente sustentáveis com responsabilidade social, para os bons resultados, bons negócios e bons lucros. A contabilidade vem sendo parte fundamental das empresas que querem expansão dos seus negócios juntamente com seus contadores administradores sócios e gestores. A participação desses profissionais em conjunto é fundamental para que os resultados da empresa estejam em equilíbrio e sintonia, pois, para uma boa gestão é necessário ter a visão holística principalmente nas tomadas de decisões, até mesmo para a empresa se garantir no mercado.
O contador é muito importante nas organizações é o profissional que lida com a área financeira, econômica e patrimonial da empresa, atua com pessoas do setor jurídico, recursos humanos, finanças, operações e marketing, pois é ele que registra os atos e fatos de tudo que é feito na empresa, por isso é necessário agir com ética diligência e honestidade. As empresas dependem de uma boa contabilidade para que esse contador faça uso das legislações vigentes de maneira legal de forma a não prejudicar os interesses da empresa. O contador nas suas atribuições faz o balanço patrimonial de pessoas físicas, jurídicas, públicas e privadas, apresentam demonstrações contábeis, balanços patrimoniais, ativo, passivo, além dos relatórios dos exercícios vigentes, receitas e custos.
O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se Revolução Industrial. O surgimento das economias de escala – reduções no custo médio de uma unidade de produção à medida que o volume total cresce – levou os administradores a lutarem por mais crescimento. As oportunidades para produção em massa criadas pela Revolução Industrial geraram um pensamento intenso e sistemático sobre problemas e questões administrativas – particularmente eficiência, processos de produção e redução de custo. É adequado considerar que a administração de empresa uma vez que esta trata de organizações, que podem ser públicas, sociedades de economia mista ou privadas, com ou sem fins lucrativos.
O administrador de empresas fundamental nas empresas em suas funções planeja, organiza e controla os processos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, elabora fluxo de atividades e acompanha orçamentos, a fim de garantir a correta aplicação dos recursos e alcançar os resultados dos negócios a fim de encontrar soluções para toda espécie de problemas administrativos.
Portanto, vimos que para as empresas do século XXI contemporâneas e inovadoras para se manterem no mercado competitivo não depende só delas, e sim de uma boa equipe de profissionais capacitados e interessados para se fazer uma boa gestão de sucesso. 

Fonte: Próprio

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